A pedagogia da infância e o ensino na educação infantil

Resumo

Temos como objetivo afirmar a importância do ensino na Educação Infantil frente à pedagogia da infância, que o tem negado nesta etapa da educação escolar sob a justificativa de considerar as especificidades das crianças pequenas. Resulta de pesquisa de doutorado em educação pautada na pedagogia histórico-crítica, que considera o trabalho pedagógico como um processo de mediação que deve se propor a elevar a compreensão dos alunos a respeito da realidade, desde a Educação Infantil, por meio da apropriação do conjunto das objetivações que estruturam a sociedade. Apresenta a pedagogia da infância, tributária do “aprender a aprender”, e problematiza seus limites haja vista a incompatibilidade entre suas proposições e a transmissão dos conhecimentos mais elaborados sistematizados historicamente às crianças pequenas. Demonstra as vinculações entre ensino e desenvolvimento humano como condição decisiva para que o trabalho pedagógico possa promover máximas possibilidades de apropriação pelas crianças do legado histórico-cultural. Conclui que é preciso perquirir as vinculações entre o processo de mediação que o trabalho pedagógico realiza, o desenvolvimento que se processa na infância e a fundamentação filosófico-dialética que apresenta a pedagogia histórico-crítica.

Biografia do Autor

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação Criarte/Centro de Educação/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Vitória/ES.

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação Escolar. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Vitória-ES

Publicado
2025-11-25
Como Citar
SOARES, L.; MARSIGLIA, A. C. A pedagogia da infância e o ensino na educação infantil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 27-40, 25 nov. 2025.