Educação profissional e tecnológica sob o viés legal durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964–1985)

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a legislação destinada à Educação Profissional e Tecnológica durante o período da ditadura civil-militar ocorrida entre os anos de 1964 a 1985 no Brasil. Como referencial metodológico, será utilizada a pesquisa histórica, pautada na pesquisa bibliográfica e documental. O artigo divide-se em 3 partes. A primeira trata do contexto da educação durante o início do período da ditadura civil-militar. A segunda parte, trata da Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Lei 5.692/1971. A terceira, trata das escolas técnicas federais e da transformação de três delas: Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro em Centros Federais de Educação Tecnológica, no ano de 1978. Ao analisar a política econômica e educacional da época, nota-se uma forte tendência internacionalista. A política do regime objetivava recompor as relações da economia brasileira com o capitalismo mundial, liderado pelos Estados Unidos.

Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior, IFPR

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

Publicado
2025-11-25
Como Citar
LEMOS JUNIOR, W. Educação profissional e tecnológica sob o viés legal durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964–1985). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 123-141, 25 nov. 2025.