Educação histórica em espaços museológicos: um estudo das abordagens nos livros didáticos de ciências humanas e sociais

Resumo

O presente artigo investiga como a Educação Histórica em espaços museológicos é abordada nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais utilizados no Ensino Médio. A pesquisa parte do pressuposto de que os museus, enquanto espaços de memória e produção de narrativas sobre o passado, oferecem potencialidades significativas para a construção da consciência histórica dos estudantes. A análise considera os pressupostos teóricos da Educação Histórica (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, 2009) e da Didática da História, com foco na articulação entre espaços museológicos, ensino e aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise documental de coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados indicam que, embora os museus sejam mencionados em diversas passagens dos livros, as propostas de aprendizagem histórica nesses contextos ainda são pontuais, descontextualizadas e pouco exploram o potencial formativo dos espaços museológicos. Conclui-se que é necessário ampliar e qualificar as abordagens didáticas relacionadas aos museus, de modo a favorecer experiências significativas e reflexivas que articulem passado, presente e futuro no ensino de História.

Biografia do Autor

Julia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente na Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em  História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2767-6900

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9702327766711105

E-mail: jul_matos@hotmail.com

 

Darcylene Pereira Domingues, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Pelotas -UFPel.

E-mail: darcylenedomingues@gmail.com

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1116806849100317;

 ORCIDiD: https://orcid.org/0000-0003-1475-0577

 

Nathalia Vieira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutoranda  em  Memória  Social  e  Patrimônio  Cultural  pela  Universidade  Federal  de  Pelotas -UFPel. 

E-mail: ribeirovnathalia09@gmail.com;

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6991967549735587;

ORCIDiD: https://orcid.org/0000-0002-0741-9010

 

Publicado
2025-04-15
Como Citar
MATOS, J.; DOMINGUES, D.; RIBEIRO, N. Educação histórica em espaços museológicos: um estudo das abordagens nos livros didáticos de ciências humanas e sociais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 155-168, 15 abr. 2025.