Educação histórica em espaços museológicos: um estudo das abordagens nos livros didáticos de ciências humanas e sociais
Resumo
O presente artigo investiga como a Educação Histórica em espaços museológicos é abordada nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais utilizados no Ensino Médio. A pesquisa parte do pressuposto de que os museus, enquanto espaços de memória e produção de narrativas sobre o passado, oferecem potencialidades significativas para a construção da consciência histórica dos estudantes. A análise considera os pressupostos teóricos da Educação Histórica (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, 2009) e da Didática da História, com foco na articulação entre espaços museológicos, ensino e aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise documental de coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados indicam que, embora os museus sejam mencionados em diversas passagens dos livros, as propostas de aprendizagem histórica nesses contextos ainda são pontuais, descontextualizadas e pouco exploram o potencial formativo dos espaços museológicos. Conclui-se que é necessário ampliar e qualificar as abordagens didáticas relacionadas aos museus, de modo a favorecer experiências significativas e reflexivas que articulem passado, presente e futuro no ensino de História.
Copyright (c) 2025 Julia Silveira Matos, Darcylene Pereira Domingues, Nathalia Vieira Ribeiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.