Diretrizes para a participação dos estudantes público-alvo da educação especial: análise das políticas dos institutos federais
Resumo
A entrada de novos públicos na educação superior, impulsionada pelas políticas educacionais e pelos movimentos sociais, provoca transformações no contexto educativo. Os institutos federais ampliam a presença de estudantes com deficiência em seus cursos, deflagrando a importância de ações que favoreçam seu acesso e permanência no percurso de formação. A formulação de tais diretrizes enseja a participação de comunidades público-alvo nas tomadas de decisões, de modo a garantir a efetividade e propriedade das iniciativas que são remetidas aos estudantes. Considerando a importância da composição de políticas pela participação direta dos alunos contemplados pelas normativas, a investigação analisou os documentos referentes a 38 instituições federais de diferentes regiões do país, sendo 17 textos institucionais que faziam menção à participação da comunidade acadêmica nos processos institucionais. Os resultados indicam que, apesar do incentivo à emancipação, autonomia e inclusão dos estudantes presente nos documentos, não há processos instituídos - de formulação, implantação e monitoramento das políticas - da participação do público-alvo nos processos de tomada de decisões no âmbito da educação especial.
Copyright (c) 2025 Denise Macedo Ziliotto, Suzana Trevisan

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.