Diretrizes para a participação dos estudantes público-alvo da educação especial: análise das políticas dos institutos federais

Resumo

A entrada de novos públicos na educação superior, impulsionada pelas políticas educacionais e pelos movimentos sociais, provoca transformações no contexto educativo.  Os institutos federais ampliam a presença de estudantes com deficiência em seus cursos, deflagrando a importância de ações que favoreçam seu acesso e permanência no percurso de formação. A formulação de tais diretrizes enseja a participação de comunidades público-alvo nas tomadas de decisões, de modo a garantir a efetividade e propriedade das iniciativas que são remetidas aos estudantes. Considerando a importância da composição de políticas pela participação direta dos alunos contemplados pelas normativas, a investigação analisou os documentos referentes a 38 instituições federais de diferentes regiões do país, sendo 17 textos institucionais que faziam menção à participação da comunidade acadêmica nos processos institucionais. Os resultados indicam que, apesar do incentivo à emancipação, autonomia e inclusão dos estudantes presente nos documentos, não há processos instituídos - de formulação, implantação e monitoramento das políticas - da participação do público-alvo nos processos de tomada de decisões no âmbito da educação especial.

Biografia do Autor

Denise Macedo Ziliotto, UFPel

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa . Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Suzana Trevisan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutora e mestra em Educação (Universidade La Salle, Canoas). É licenciada em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e possui pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM, Campus Avançado Uberaba). Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial, Acessibilidade e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica, instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).É educadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul. Atua na Educação Profissional e Tecnológica (no ensino de línguas Portuguesa e Inglesa e suas literaturas) e faz parte do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva e das Políticas públicas

Publicado
2025-11-25
Como Citar
ZILIOTTO, D.; TREVISAN, S. Diretrizes para a participação dos estudantes público-alvo da educação especial: análise das políticas dos institutos federais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 142-155, 25 nov. 2025.