O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMMR Como Origem dos (AS) Educadores - Educadoras Sociais Brasileiros (As)
Resumo
Este texto resulta de pesquisa realizada a partir do método historiográfico para alcançar o objetivo de investigar como a Educação Social - Pedagogia Social vem sendo compreendida e organizada no contexto brasileiro. As fontes para o estudo foram constituídas pela bibliografia especializada, pela legislação educacional e pela produção acadêmica sobre o tema. As reflexões apontam para a intrínseca relação histórica com as discussões da Educação Popular e Movimentos Sociais no país. Foi possível identificar que a origem dos Educadores Sociais brasileiros é relacionada ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR. A reflexão proposta permite compreender a necessidade do contexto atual de regulamentar a referida profissão e ratifica os argumentos que defendem o Ensino Superior como nível mínimo de formação do Educador Social no Brasil.
Referências
_______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº5346/2009. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponível em:
______. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº328/2015. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão do Educador Social. Disponível em:
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: WNDERLEY, M. B.; BÓGUS, L.; YAZBEK, M. C. Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 2000. p.17 – 50.
ENES. Encontros Nacionais de Educação Social. Belo Horizonte: Dinâmica
Gráfica e Editora, 2007. O Movimento Nacional de Meninos... - Érico Ribas Machado 38 Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 12, n. 30, p.21-38 jan./abr. 2017.
Disponível em
MAGER, et al. Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados. Maringá: EDUEM, 2011.
MÜLLER, Veronica. R.; RODRIGUEZ, Patricia. C. Reflexões de quem navega na educação social: uma viagem com crianças e adolescentes. Maringá: Clichetec, 2002.
PETRUS, Antonio. (Org.). Pedagogia Social. Espanha: Ariel, 1997.
RIBAS MACHADO, Érico. A constituição da Pedagogia Social no contexto
educacional brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, 2010.
Copyright (c) 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.