Contribuições da Dialogicidade em Paulo Freire: Às Pesquisas e Propostas sobre Formação de Educadores

  • Lucimara Cristina de Paula DEPED- Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente – GEPTRADO – UEPG/PR Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação- RIPERFOR de Professores – RIPEFOR

Resumo

Nesta pesquisa, estudos sobre a produção de Paulo Freire são realizados com
o fim de investigar o diálogo freiriano como prática existencial e educativa
de fundamental importância para as pesquisas e propostas de formação de
educadores. Os objetivos foram: analisar e compreender os pressupostos que explicam a práxis do diálogo freiriano e sistematizar as contribuições do diálogo freiriano para as pesquisas e propostas de formação de educadores. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório-descritivo, construído por meionde um conjunto ordenado de procedimentos para a busca de soluções, tendo em vista o objeto de estudo e os objetivos propostos. (LIMA e MIOTO, 2007) A análise preliminar dos dados, encontrados em cinco obras de Paulo Freire, permitiu o levantamento de alguns resultados. Entre eles, pode-se destacar a potencialidade do diálogo freiriano como condição humana existencial, nos processos de fazer e refazer os contextos educativos de trabalho, a partir das diferentes vozes, histórias, saberes e esforços que integram esse contexto; como caminho igualitário para a resolução de conflitos, por meio da intersubjetividade; como forma horizontal e compartilhada de investigação científica, entre pesquisadores e participantes, e ampliação do repertório de conhecimentos e práticas de um grupo, de forma crítica, ética e solidária, para o estabelecimento de relações democráticas no processo de aprendizagem profissional.

Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, DEPED- Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente – GEPTRADO – UEPG/PR Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação- RIPERFOR de Professores – RIPEFOR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Educação Escolar [Araraquara] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação (2011), realizado na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Inicial e Contínua de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Paulo Freire, Formação de Educadores e Ensino Fundamental.

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
DE PAULA, L. Contribuições da Dialogicidade em Paulo Freire: Às Pesquisas e Propostas sobre Formação de Educadores. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 57-73, 2 jun. 2017.