Equilibrando os Pratos das Demandas Sociais: A Construção da Profissão de Educador Social e a Pedagogia Social na Formação Docente do Ensino Superior
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição da figura do
educador social no contexto educacional brasileiro desde a organização de
suas práticas educativas para atender as demandas sociais contemporâneas
de discussão sobre a sua categoria profissional, seus direitos e suas limitações na formação docente realizada pelo ensino superior brasileiro. De fato, esse trabalho busca ressaltar para os docentes do ensino superior, e os graduandos de pedagogia e licenciatura, a importância de compreender a construção do educador em espaços não escolar no cenário educacional brasileiro, fortalecendo os processos formativos existentes nas escolas de formação de professores que levam os discentes a construírem práticas pedagógicas fora do ambiente escolar, assim como valorizar a identidade profissional desse educador social que se encontra em constante reorganização, profissional e pessoal, a partir dos serviços prestados às comunidades empobrecidas. O campo teórico da Pedagogia Social se apresenta como uma dessas possibilidades de reflexão nesse campo de trabalho educacional. As consequências da formação de educadores de espaços não escolares solicitará dos indivíduos um perfil de atuação interdisciplinar que o posiciona tanto como sujeito das mediações entre os indivíduos em vulnerabilidade social quanto construtor de práticas educativas que serão utilizadas para o desenvolvimento humano e social das populações empobrecidas.
Copyright (c) 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.