O Desafio da Educação Social nas Adversidades da Privação de Liberdade

  • Ires Aparecida Falcade UFPR,SEED, CEEBJA Dr Mario Faraco – Brasil.

Resumo

Este artigo discute a Educação Social na privação de liberdade. Avalia os dados apresentados no relatório do INFOPEN (2014) da realidade penitenciária do Brasil bem como traz resultados de pesquisa feita no Sistema Penitenciário. Evidencia a falta de articulação entre os diversos setores de justiça criminal brasileira e a ineficiência das mesmas frente ao agravante quadro de encarceramento. Aponta como resultados a importância da Educação Social e reabilitação para estas pessoas.

Biografia do Autor

Ires Aparecida Falcade, UFPR,SEED, CEEBJA Dr Mario Faraco – Brasil.
Doutoranda e mestra em Educação, Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR. Pós-graduação em Direitos Humanos pela UFPR e Educação Especial pela UNICENTRO. Participação em congressos nacionais e internacionais. Atualmente responde pela direção auxiliar do CEEBJA Dr Mário Faraco. Professora de EJA para Estudantes em privação de liberdade - CEEBJA Dr Mario Faraco desde 2004. Possui graduação em Biologia - Faculdades Reunidas de Adm.,Ciencias Contábeis e Econômicas de Palmas (1989) e graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1996). Extensão Universitária em Psicopedagogia Universidade Tuiuti e Prevenção ao uso e abuso de drogas pela UNB. Experiência profissional no contexto escolar: professora de classe multisseriada, Educação Especial, Ciências e Biologia, Orientação e Supervisão Escolar, Coordenação da Educação Especial do CAIC, Avaliação Psicopedagógica, Técnica Pedagógica Núcleo Regional de Educação e Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Professora fase I em unidade Socioeducativa, EJA Educação de Jovens e Adultos do Sistema Penitenciário. Experiência profissional em Psicologia: Avaliação Psicoeducacional, acompanhamento psicopedagógico de alunos de Educação Especial, Orientação Educacional para alunos e professores em mediação de conflitos, indisciplina e inclusão. Psicoterapia e atendimento psicopedagógico de alunos com dificuldades de aprendizagem e orientação à professores, palestras à pais, alunos e professores. Dissertação publicada em 6 idiomas, pesquisadora e escritora sobre pessoas em privação de liberdade.

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
FALCADE, I. O Desafio da Educação Social nas Adversidades da Privação de Liberdade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 129-142, 2 jun. 2017.