Alienação e Participação Política: Concepções de Estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Resumo
Este texto é parte de uma pesquisa na qual buscamos compreender a influência dos processos de alienação na participação política dos estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. A
metodologia utilizada contou com leitura e análise dos textos relacionados ao tema pesquisado e ao referencial teórico-metodológico que orientou essa pesquisa; também contou com a aplicação de um questionário, com dez questões abertas, que contribuiu para a coleta dos dados. O referencial teórico-metodológico utilizado na elaboração deste trabalho foi o materialismo histórico dialético. A análise dos dados nos mostrou a descrença dos estudantes em relação à efetividade da participação em atividades políticas, assim como a distorção em relação à compreensão do conceito de alienação, que é visto como um processo ligado apenas à consciência. A pesquisa nos permite observar um cenário de desmobilização e de individualização das ações.
Referências
LESSA, S. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012. 254 p.
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 128 p.
MARX, K. Glosas críticas marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social”: de um prussiano. Tradução de Ivo Tonet. São Paulo: Expressão Popular, 2010, 80 p.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 2. ed.Tradução de Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2001. 198 p.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 966 p.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Tradução de Frank Müller. São Paulo: Martin Claret, 2005. 139 p.
TONET, I. Educação contra o Capital. 2. ed. São Paulo: Instituo Lukács, 2012. 93 p.
Copyright (c) 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.