Uso da Problematização na Abordagem sobre Cultura Organizacional de Excelência para Atendimento ao Cidadão
Resumo
Objetivou-se neste trabalho relatar a experiência do uso da Problematização em um curso de capacitação sobre cultura organizacional de excelência para o atendimento ao cidadão, bem como os resultados obtidos. Tal experiência se
deu com 41 assistentes administrativos, atuantes nas recepções das unidades de uma Fundação Estatal de Atenção à Saúde, entre os meses de junho em julho do ano de 2014. Foram aplicadas as cinco etapas da problematização:
1- observação da realidade; 2- pontos- chave; 3- teorização; 4- hipóteses de solução; 5- aplicação à realidade – prática. Constatou-se o quanto a Problematização possibilita olhar para a realidade de forma crítica-reflexiva e sensibilizar os indivíduos para aprenderem a partir dela. Essa metodologia
mostrou-se valiosa na capacitação dos trabalhadores, dentro do serviço deeducação permanente. Considera-se que a atividade desenvolvida foi efetiva e pode ser replicada em outros serviços.
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