Uso da Problematização na Abordagem sobre Cultura Organizacional de Excelência para Atendimento ao Cidadão

  • Júnia Aparecida Laia da Mata Enfermeira Obstetra; Doutoranda em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – FEnf/Unicamp; Enfermeira no Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – IEP/ Feaes; Membro do Grupo de Pesquisas em Saúde da Mulher e do Recém-nascido da FEnf/ Unicamp
  • Cristiane Pavelski Dias Enfermeira; Especialista em Gestão em Emergência em Saúde Pública.
  • Elaine Rossi Ribeiro Enfermeira; Doutora em Medicina; Diretora Acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – IEP/Feaes; Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino na Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe – FPP
  • Gustavo Justo Schulz Médico; Mestre em Clínica Cirúrgica; Diretor de Atenção à Saúde na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – Feaes

Resumo

Objetivou-se neste trabalho relatar a experiência do uso da Problematização em um curso de capacitação sobre cultura organizacional de excelência para o atendimento ao cidadão, bem como os resultados obtidos. Tal experiência se
deu com 41 assistentes administrativos, atuantes nas recepções das unidades de uma Fundação Estatal de Atenção à Saúde, entre os meses de junho em julho do ano de 2014. Foram aplicadas as cinco etapas da problematização:
1- observação da realidade; 2- pontos- chave; 3- teorização; 4- hipóteses de solução; 5- aplicação à realidade – prática. Constatou-se o quanto a Problematização possibilita olhar para a realidade de forma crítica-reflexiva e sensibilizar os indivíduos para aprenderem a partir dela. Essa metodologia
mostrou-se valiosa na capacitação dos trabalhadores, dentro do  serviço deeducação permanente. Considera-se que a atividade desenvolvida foi efetiva e pode ser replicada em outros serviços.

Biografia do Autor

Júnia Aparecida Laia da Mata, Enfermeira Obstetra; Doutoranda em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – FEnf/Unicamp; Enfermeira no Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – IEP/ Feaes; Membro do Grupo de Pesquisas em Saúde da Mulher e do Recém-nascido da FEnf/ Unicamp
Doutoranda na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- FEnf/UNICAMP. Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp (2011). Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica (2007). Pós-Graduada em Saúde da Família (2009). Graduada em Enfermagem (2007). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da FEnf/UNICAMP. Enfermeira Obstetra no Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (IEP/Feaes). Possui Experiência na Área de Enfermagem, Ensino e Pesquisa, com Ênfase em Saúde Materno- Infantil.
Cristiane Pavelski Dias, Enfermeira; Especialista em Gestão em Emergência em Saúde Pública.
Enfermeira; Especialista em Gestão em Emergência em Saúde Pública.
Elaine Rossi Ribeiro, Enfermeira; Doutora em Medicina; Diretora Acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – IEP/Feaes; Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino na Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe – FPP
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da FAculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendencia técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba - IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Adminstração Pública -da Prefeitura de Curitiba. È docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de PLANEJAMENTO, GESTÃO E LIDERANÇA. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Atualmente é Diretora Acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP/FEAES e pesquisadora docente da Faculdade Pequeno Principe em Curitiba, e do programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino na Ciência da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA.
Gustavo Justo Schulz, Médico; Mestre em Clínica Cirúrgica; Diretor de Atenção à Saúde na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – Feaes
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1997) . Tem experiência na área de Medicina.

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
DA MATA, J.; DIAS, C.; RIBEIRO, E.; SCHULZ, G. Uso da Problematização na Abordagem sobre Cultura Organizacional de Excelência para Atendimento ao Cidadão. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 307-319, 2 jun. 2017.