A Pedagogia Social e a Educação Social Frente às Demandas de Atuação do Pedagogo

  • Milena da Silva Gorette Atualmente é Pedagoga no Programa de Extensão Patronato Penitenciário de Ponta Grossa, desde 2013. E também é membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Marli de Fátima Rodrigues Professora Associada vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente. Atualmente é Coordenadora Adjunta UAB e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (NUTEAD/UEPG). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educacionais e formação de professores e pedagogos.

Resumo

Considerando a formação do Pedagogo e os vários espaços de sua atuação, esta pesquisa tem por finalidade apresentar e discutir as relações entre a Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social. Em específico, nesta comunicação, apresenta-se a importância do trabalho do pedagogo em ambientes não formais de ensino, aproximando-o ao trabalho do Educador Social. Portanto, parte-se do entendimento do conceito de Pedagogia como área do conhecimento a partir do pensamento de autores como Libâneo (2007), Rodrigues e Kuenzer (2007) contrapondo com o conceito de Pedagogia presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Licenciatura em Pedagogia. São apresentados ainda, os conceitos de Pedagogia e Pedagogia Social, atrelados à formação do Educador Social de acordo com Ribas Machado (2010, 2012, 2014), Machado (2008), Paiva (2015), Gohn (2013, 2015), entre outros. A busca pela compreensão do trabalho do pedagogo em ambientes não formais de ensino reforça a idéia de que a educação não pode se restringir aos espaços escolares. Portanto, acreditase que a educação que ocorre por meio de práticas pedagógica pautadas na perspectiva da Pedagogia Social, não se restringe ao ato de ensinar ler e escrever, mas está intrinsicamente relacionado a sensibilização dos sujeitos, para que estes tomem consciência de sua cidadania, passem a agir autonomamente e interajam com a sociedade de maneira crítica.

Biografia do Autor

Milena da Silva Gorette, Atualmente é Pedagoga no Programa de Extensão Patronato Penitenciário de Ponta Grossa, desde 2013. E também é membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Especialista em Gestão Educacional: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (2016) .Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (2012). Atualmente é Pedagoga no Programa de Extensão Patronato Penitenciário de Ponta Grossa, desde 2013. E também é membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Marli de Fátima Rodrigues, Professora Associada vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente. Atualmente é Coordenadora Adjunta UAB e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (NUTEAD/UEPG). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educacionais e formação de professores e pedagogos.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), bacharelado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professora Associada vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES/UEPG. Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente. Atualmente é Coordenadora Adjunta UAB e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (NUTEAD/UEPG). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educacionais e formação de professores e pedagogos.

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
GORETTE, M.; RODRIGUES, M. A Pedagogia Social e a Educação Social Frente às Demandas de Atuação do Pedagogo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 203-218, 2 jun. 2017.