Inclusão Escolar E Formação Docente No Curso De Educação Física: Uma Análise De Projeto Pedagógico E Ordenamentos Legais

  • Gilmar De Carvalho Cruz UNICENTRO
  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

O trabalho discute o conceito de inclusão escolar a partir de documentos oficiais da legislação educacional brasileira, assim como, do projeto pedagógico do curso de Educação Física de uma universidade estadual do Paraná, Brasil. A pesquisa bibliográfica objetiva reconhecer o lugar ocupado pela educação inclusiva no curso de formação docente. Foram investigados, por intermédio de análise documental, legislação educacional e projeto pedagógico do curso envolvido na pesquisa. O estudo permitiu reflexão de interesse no que diz respeito à tensão entre exigências legais e demandas sócio educacionais que se manifestam em cursos de formação de professores em nível superior. Se por um lado a disciplina Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, há pouco presente na grade curricular de cursos de licenciatura, cumpre o papel de oferecer ferramenta objetiva para a comunicação de docentes da educação básica com alunos surdos, por outro lado ela pode figurar mais como um atendimento a exigências legais sem qualquer repercussão ou significado interno. O estudo evidencia um comprometimento legal e normativo junto à temática inclusão escolar. Contudo, nem sempre correspondido nos projetos pedagógicos dos cursos, considerando que o conceito se desenvolve apenas nas disciplinas que definem a partir de sua
ementa o investimento na área. Embora a normativa estabeleça que o conceito permeie todo o processo de formação docente inicial, cada curso em sua especificidade parece ainda carecer de um compromisso do coletivo na implementação de práticas coletivas na temática da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Gilmar De Carvalho Cruz, UNICENTRO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1996 a 2006. É professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Diretor do Setor de Ciências da Saúde de 2007 a 2010 e atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física do campus da UNICENTRO, em Irati-PR, e Coordenador do Mestrado em Educação da mesma instituição. Membro de corpo editorial dos periódicos Práxis Educativa e Revista da Educação Física / UEM, além de revisor, dentre outros periódicos, da Revista Brasileira de Educação Especial, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Editor convidado do dossiê: Educação física escolar no contexto da inclusão e diferença (Práxis Educativa, 2017). Coordena o GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e é líder do grupo de pesquisa Formação Profissional em Contextos Educacionais Inclusivos - FOCUS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Educação Especial e foco nos seguintes temas: educação inclusiva, educação física escolar e formação profissional docente.

 
Khaled Omar Mohamad El Tassa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001) e Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (1994). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e nos Programas de Pós Graduação em Educação e Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, envelhecimento e fibromialgia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e idosos, funcionalidade e fibromialgia, formação de professores e Educação Física escolar.

 

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Publicado
2017-05-26
Como Citar
CRUZ, G.; EL TASSA, K. O. Inclusão Escolar E Formação Docente No Curso De Educação Física: Uma Análise De Projeto Pedagógico E Ordenamentos Legais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 43-62, 26 maio 2017.