Trabalho E Adoecimento Docente : Tensões E Conflitos

  • Kamylla Pereira Borges Universidade de Brasília

Resumo

Este estudo busca discutir a relação entre o trabalho docente e a saúde dos professores, na atual conjuntura da precarização e alienação do trabalho. Para tanto partimos da realidade vivida e pensada por professores de duas instituições públicas de uma cidade do interior de Goiás, uma da rede estadual e outra da rede municipal, aferida em uma coleta de dados empíricos por meio de questionários e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados a luz dos princípios do Materialismo Histórico Dialético, buscando articular o objeto de pesquisa e seus múltiplos determinantes. Podemos inferir que a precarização e intensificação das condições de trabalho dos educadores, resultantes de um processo de alienação, contribuem para que manifestações de problemas de saúde se tornem frequentes e os professores muitas vezes têm que conviver com sinais e sintomas patológicos de diversos tipos.

Biografia do Autor

Kamylla Pereira Borges, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e doutorado em Ensino na Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de docência em Ensino Superior, com ênfase na saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, educação, formação, classe social e saúde.

 

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Publicado
2017-05-26
Como Citar
BORGES, K. Trabalho E Adoecimento Docente : Tensões E Conflitos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 160-187, 26 maio 2017.