Interação Professor-Aluno No Ensino Fundamental: Um Panorama De Estudos Nacionais

  • Ana Priscila Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná

Resumo

Sendo que a escola é um dos principais contextos sociais no qual a criança está
inserida, é relevante o estudo das relações estabelecidas em tal meio, dentre elas, as interações estabelecidas entre professor e aluno. Assim, a presente pesquisa buscou obter um panorama da produção científica nacional em Programas de Pós-Graduação nos últimos anos sobre a interação professoraluno
do Ensino Fundamental. Isso foi feito a partir de critérios específicos utilizados para a seleção de dissertações e teses que constam no banco de teses da CAPES. Os 35 estudos encontrados, sendo 30 dissertações e cinco teses, foram analisados quanto à perspectiva teórica utilizada, objetivos, instrumentos utilizados para avaliar tal interação e resultados obtidos. Os resultados mostram pesquisas realizadas a partir de diferentes perspectivas teóricas, com objetivos voltados para a análise de interações professor-aluno e vários aspectos envolvidos, sejam relacionados aos professores, sejam aos alunos ou ambos. A maioria das pesquisas usou mais de um instrumento e nenhuma utilizou ou teve como objetivo desenvolver um instrumento que avaliasse diretamente algumas dimensões e aspectos envolvidos na interação professor-aluno. Os resultados apontam na mesma direção da literatura sobre o assunto: melhores interações professor-aluno propiciam resultados mais positivos, em diversas áreas, para os envolvidos. Ainda, os estudos analisados demonstram diversas relações entre o comportamento do professor e o comportamento de alunos. Essa análise permitiu um panorama acerca do que vêm sendo estudado dentro de uma gama de aspectos presentes nas interações professor-aluno e aponta para a necessidade da continuidade de tais investigações, dada a complexidade e importância de tal temática.

Biografia do Autor

Ana Priscila Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus de Irati, PR. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Infância e Adolescência (LEIA) na UNICENTRO.
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Universidade Federal do Paraná
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber é psicóloga (CRP08/0774), especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Científicas e Filosóficas da Psicologia, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília. Atualmente é professora sênior e orientadora de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR e aposentada como professora Associada IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Atual membro do Conselho Científico da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de lenfant et ladolescente (Paris, 2012); Membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia (1986-1992); Representante latino-americana da Society of Research in Community Psychology da American Psyhological Association (1999-2005); Correspondente internacional da revista Journal de Psychologues de Paris (1998-2006); Editora da revista Interação em Psicologia (2000-2006); Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais; recebeu convites para proferir palestras em diferentes congressos nacionais e internacionais (França, Bélgica, Marrocos, Portugal, Itália, Espanha, Holanda, Rússia, Alemanha); recebeu diferentes travel awards integrais dos congressos para apresentar seus trabalhos de pesquisa em eventos internacionais. Publicou dezenas de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e doze livros e tem sido consultora de diferentes mídias sobre matérias que envolvem psicologia e proferido palestras em todo Brasil. Atua na área de Psicologia, como pesquisadora e palestrante, com ênfase em Estilos e Práticas Educativas Parentais, Abandono e Adoção e Relacionamento Amoroso.

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Publicado
2017-05-26
Como Citar
BATISTA, A.; WEBER, L. N. Interação Professor-Aluno No Ensino Fundamental: Um Panorama De Estudos Nacionais. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 188-208, 26 maio 2017.