Mafalda e Aristóteles: Algumas Aproximações no Campo Educacional Brasileiro

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Crislene de Sousa Lucas Universidade Estadual de Maringá – UEM.
  • Osmar Nascimento de Oliveira Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Resumo

A elaboração deste estudo visa conhecer e analisar a formação moral e ética segundo a ótica de Aristóteles. O seu desenvolvimento parte das histórias em quadrinho de Mafalda contada por meio das tiras do escritor argentino Quino. Essas histórias servirão de base para a análise das características de cada uma das suas personagens, em especial Mafalda e Susanita que, posteriormente, são relacionadas ao ideal de homem e cidadão determinado nas políticas públicas educacionais brasileiras (CF/88, LDB/96, ECA, RCNEI). Pretende-se com esse estudo verificar a pertinência das virtudes aristotélicas à formação do jovem brasileiro na contemporaneidade, assim como refletir sobre a necessidade da adoção de materiais de leitura mais elaborados na educação infantil de forma a imprimir uma melhor qualidade na formação dos alunos da educação infantil nacional.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Professora Doutora da Universidade Estadual de Maringá – UEM
Crislene de Sousa Lucas, Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Osmar Nascimento de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Mestrando na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Referências

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Como Citar
OLIVEIRA, T.; LUCAS, C.; OLIVEIRA, O. Mafalda e Aristóteles: Algumas Aproximações no Campo Educacional Brasileiro. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 193-209, 11.