Violência dirigida aos professores no Twitter
Uma análise sobre a quais grupos de disciplinas mais se destinam
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa sobre violência, dirigida aos professores, via internet, que teve como campo de pesquisa a rede social twitter. Objetivou-se averiguar nos textos das mensagens as manifestações de violência direcionadas aos professores, e em quais disciplinas do currículo e/ou áreas do conhecimento aparecem com frequência. O referencial teórico teve base nos estudos de Charlot, Debarbieux, Blaya, Santaella, Lemos, Zuin, entre outros. A abordagem metodológica foi mista e como instrumentos de coleta e análise dos dados foram utilizados os softwares NodeXL e Gephi. Obteve-se como resultado, dentre outros, que as disciplinas da área exatas foram mais recorrentes nas mensagens de violências associada à figura docente masculina, enquanto, que as disciplinas da área de linguagem estão relacionada em maior quantidade à figura docente feminina.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.