Relações entre Educação Ambiental e Educação Física na Educação Infantil
Resumo
O presente artigo, referenciado à Tese “O diálogo da Educação Física com a Educação Ambiental na Educação Infantil: um processo de formação de docentes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba”, objetiva a evidenciar a relevância da Educação Ambiental na Educação Física, desde a Educação Infantil. Sob essa perspectiva, enfocam-se as diferentes formas de manifestações corporais, vivenciadas pelas crianças em seus ambientes de vida, com destaque às experiências corporais lúdicas, de observação e exploração, nas relações com o eu e os outros, rumo à formação socioambiental cidadã. Motivadas pela curiosidade das “coisas” que habitam os ambientes naturais e sociais
e, a mais, incentivadas pelos professores a apreender o mundo por meio dos sentidos, com experiências lúdicas e colaborativas, as crianças podem entender e vivenciar – dentre outros – conceitos como cuidado, respeito, solidariedade, coexistência e interdependência, deveras significativos na linha da cidadania socioambiental. Para tanto, faz-se necessário o empenho de toda comunidade envolvida – diretores, professores, pais, pedagogos e auxiliares administrativos – como coparticipantes na elaboração de um Projeto Político Pedagógico que
contribua para o avanço qualitativo das instituições de educação infantil.
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