Neoliberalismo, Ambiente e o Papel dos Educadores : entre a Reprodução e a Autonomia
Resumo
O presente ensaio visa discutir as relações entre os contextos globais contemporâneos, seus impactos sobre o meio ambiente e reflexos sobre a prática dos educadores, em geral, e, em especial, dos que se voltam à educação ambiental. Para nortear essa reflexão, elegeram-se três grandes eixos temáticos e problemáticos que têm ameaçado a qualidade de vida humana e não humana que são o neoliberalismo, a crise climática e a aceleração temporal dos processos e relações sociais, decorrentes de mudanças econômicas e tecnológicas nos sistemas e relações de produção vigentes. Para problematizar os temas sugeridos, propõe-se um diálogo com a literatura referente às temáticas consideradas, com o instrumental da Ecologia Política, com a Teoria da Complexidade e com a Educação ambiental crítica. A reflexão empreendida, considera que o desenvolvimento recente do capitalismo global tem produzido um conjunto de crises que ameaça a integridade da biosfera, a possibilidade da democracia, como pacto mediador dos conflitos e das relações socioambientais e o exercício de um pensamento e conhecimento críticos, capazes de emancipar os indivíduos e as coletividades das múltiplas formas de opressão que se abatem sobre eles. Diante desses contextos adversos, as alternativas que se colocam apontam para a resistência, a renovação dos laços de solidariedade e a construção de ações afirmativas de defesa dos direitos e da vida humana e não-humana.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.