Etnografia em Movimento como Possibilidade para a Interpretação da Experiência Estética da Natureza
Resumo
A caminhada é um meio metodológico emergente nas ciências sociais que afetivamente e espacialmente expande o potencial de interpretação fenomenológica das dimensões incorporadas da experiência vivida em diferentes ambientes e seus contextos. Neste estudo etnográfico da sensível, examinamos como o movimento através da caminhada no Cerrado é uma ontologicamente e epistemologicamente gerador na produção corporal de significados ambientalmente afetivos. Para esse fim, um grupo de oito pessoas, já conhecido pela pesquisadora, foi convidado a fazer uma caminhada de três horas no Cerrado. A pesquisadora acompanhou e testemunhou a experiência de quatro pessoas (entre as oito). Para representar os sentimentos e as emoções desta experiência, quatro (eco) narrativas descrevem a experiência estética desses quatro participantes. A partir dessas narrativas, foram elencadas quatro respostas afetivas durante a caminhada: a-) variações de flora e fauna; b-) mosaico de paisagem; c-) clima e estação e d-) detalhes e imensidade do Cerrado. Neste estudo sobre a experiência estética do Cerrado, é enfatizado a contribuição eco / somaestética para uma ética ambiental da educação ambiental. Outras técnicas de coleta e análise de dados são recomendadas para abranger a dimensão (eco)política dos participantes.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.