Reflexões sobre a Educação Ambiental em uma Instituição Municipal de Ensino Superior do Paraná
Resumo
Este estudo trata da Educação Ambiental no âmbito da Educação Superior, tendo como local de pesquisa o Centro Universitário de União da Vitória, Estado do Paraná. A questão norteadora busca responder: como se constitui a Educação Ambiental no Centro Universitário de União da Vitória? Como objetivo busca-se: analisar a Educação Ambiental no contexto da Educação Superior; mapear as ações de Educação Ambiental realizadas pela instituição de ensino pesquisada, nas dimensões espaço físico, gestão democrática e organização curricular. Este estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados de campo foram coletados utilizando-se: documentos - Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos PolíticoPedagógicos (PPP) dos cursos de graduação da instituição pesquisada; observação participante e entrevista com coordenadores dos doze cursos de graduação desta instituição. Diante dos dados obtidos na pesquisa,
percebe-se que a instituição está realizando várias ações importantes nas três dimensões, porém faz-se necessário um planejamento mais
adequado, de acordo com as políticas vigentes, articulando espaço físico, gestão democrática e organização curricular, procurando trabalhar numa perspectiva inter ou transdisciplinar, considerando sempre a sua comunidade de vida e o caráter crítico e transformador da Educação Ambiental.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.