Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental: Construção à Luz do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e da Política Nacional de Educação Ambiental

  • Maria Henriqueta Andrade Raymundo
  • Evandro Albiach Branco
  • Semíramis Biasoli

Resumo

O presente artigo tem por objetivo revelar a importância do monitoramento e da avaliação das políticas públicas de educação ambiental, bem como apresentar um processo participativo de construção de indicadores que dialogam diretamente com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. As políticas públicas de educação ambiental, neste contexto, são compreendidas a partir de uma abordagem plural e de enfrentamento coletivo dos problemas socioambientais. Os primeiros resultados obtidos são oito dimensões articuladas de indicadores de monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental.
A partir desses resultados iniciais foram realizadas análises que conectam as referidas dimensões ao Tratado e à Política Nacional de Educação Ambiental, apontando para a criação de um sistema de monitoramento nacional, com o potencial de disparar processos adaptados localmente.

Publicado
2018-07-12
Como Citar
RAYMUNDO, M.; BRANCO, E.; BIASOLI, S. Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental: Construção à Luz do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e da Política Nacional de Educação Ambiental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. Especial, p. 337-358, 12 jul. 2018.