Conhecimento sobre Mudança Climática nos Livros Didáticos do Ensino Médio - PNLD/2015
Resumo
Tendo em vista os debates sobre as questões climáticas globais, este artigo resulta de uma investigação inicial a partir da aplicação de questionário investigativo para um coletivo de professores em que procuramos saber quais elementos são considerados na escolha dos Livros Didáticos do Ensino Médio incluídos no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2015. Mais especificamente, investigamos se esses professores identificam conteúdos sobre o tema Mudança Climática e os consideram relevantes para esta escolha. Como pressuposto, destacamos o papel do livro didático na cultura escolar buscando dimensionar como certos conteúdos podem contribuir na construção de conhecimentos científicos sobre Mudança Climática. Apoiamos essa investigação nas indicações de Apple (2001) e Bittencourt (1998), que apontam o livro didático como um instrumento pedagógico,uma vez que apresenta não somente os conteúdos de ensino, mas também
o modo pelo qual estes devem ser ensinados, estabelecendo em grande parte as condições materiais para o ensino-aprendizagem nas salas de aula. Neste estudo, os resultados evidenciam que os professores participantes reconhecem conteúdos relacionados com o tema Mudança Climática, mas não se identificam momentos em que este seja objeto efetivo para análise, discussão e seleção dos livros didáticos.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.