Educação como Autolibertação na Filosofia de Nietzsche
Resumo
Pretende-se, nesse trabalho, analisar a noção de educação como autolibertação do indivíduo na filosofia de Friedrich Nietzsche. Para tanto, partiremos do conceito de Bildung, presente nos textos do chamado “período de juventude” da produção nietzschiana, ligado à análise de Schopenhauer como educador e ao projeto de renovação cultural da Alemanha. Em seguida analisaremos o conceito de espírito livre em conexão com o projeto de autoeducação e de libertação do indivíduo em relação aos processos de massificação e gregarismo que marcam a cultura ocidental.
Publicado
2018-08-14
Como Citar
OLIVEIRA, J. Educação como Autolibertação na Filosofia de Nietzsche. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 19, p. 132 - 146, 14 ago. 2018.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.