O Conceito de Educação para o Catolicismo Sul-Rio-Grandense no Período de 1913 a 1946
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida sobre os ideais católicos sul-rio-grandenses no período de 1913 a 1946 no que tange ao conceito de educação. Ressalta-se que a Revista Unitas (Revista Eclesiástica da Arquidiocese de Porto Alegre) se constituiu na principal fonte desta pesquisa. Esta Revista se configurou, na época, na publicação oficial da Igreja Católica Sul-Rio-Grandense, fato este que possibilita a percepção da ação dessa instituição no Estado, tanto em termos políticos como educacionais. Este estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica, enfatizando, sobretudo, a análise da documentação histórica referente ao acervo da Revista Unitas. De acordo com a análise da documentação e dos artigos veiculados nesta publicação religiosa pode-se perceber que a
educação se apresentou como possibilidade de determinação de valores e ideais católicos. Somente uma educação católica teria um caráter completo e perfeito. Constata-se que a Igreja Católica considerava-se uma educadora soberana e perfeita e, por meio da atuação de seu clero, sob o comando de D. João, buscava “inculcar” seus ideais mesmo em contextos políticoeconômicos adversos.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.