A Cultura Escolar Vista Através do Registro Fotográfico: Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto - IEPPEP
Resumo
As mudanças no campo da historiografia, com a aproximação da ciência da História em relação a outras ciências, têm levado historiadores a buscar novas fontes, novas abordagens e problematizações em suas pesquisas, o que se reflete na pesquisa educacional mais recentemente. O uso de fotografias escolares como evidência histórica, assim, tem sido valorizado pelos historiadores da educação, demandando uma metodologia específica para sua interpretação. Neste texto ensaiamos algumas reflexões sobre o uso de fontes iconográficas, a partir de fotografias escolares do acervo do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, primeira Escola
Normal em Curitiba, fundada em 1876.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.