El uso de los “social media” en el cambio organizacional, desde el enfoque de pensar por juegos.
Resumo
Este ensayo parte de las principales ideas que soportan el enfoque de pensar por juegos para abordar procesos de planificación y cambio en sistemas sociales complejos (LÓPEZ y GARCÍA, 2012). A partir de ese planteamiento teórico, se presenta una propuesta para utilizar los medios sociales como herramientas para cambiar el discurso organizacional y provocar la emergencia de nuevos patrones de interacción en la organización. Se plantea que los “social media” pueden servir para alterar los patrones de comunicación en la organización, comprometer a sus miembros en la construcción de sentidos compartidos orientados al cambio ypara que losagentes de cambio(jugadores focales) mejoren sus posibilidades de observación del proceso de cambio organizacional y construcción de las condiciones necesarias para que éste ocurra.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.