Câncer Infantil e Classes Hospitalares: Realidades que se Cruzam
Resumo
Com os progressos da medicina nas ultimas décadas o câncer deixou de ser uma doença fatal e passou a ser considerada doença crônica. Com reais chances de sobrevida, os pacientes precisam ser tratados em vista de retomar o rumo de sua vida, após o tratamento. No caso de crianças e adolescentes com câncer, à educação tem um papel fundamental nesse processo e precisa ser garantida para todos. Apoiado em pesquisas e na legislação brasileira vigente o artigo discuti a importância das Classes Hospitalares como garantia do direito inalienável de todos a educação. Apresenta ainda a experiência da Escola Especializada Schwester Heine que desde 1987 atua na oncologia pediátrica do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.