Educação Física Brasileira: Identidade e Diversidade
Resumo
Este artigo analisa algumas proposições acerca do objeto de estudo da Educação Física e as relaciona com a identidade e diversidade de concepções sobre a área e alguns desdobramentos para a prática pedagógica. Assim, a pluralidade de concepções sobre a área repercute existência não de uma única identidade, mas na coexistência de várias e abordagens metodológicas presentes na área da Educação Física escolar que concorrem entre si. É apresentada uma discussão sobre a identidade da Educação Física tendo como princípio a questão identitária como uma construção simbólica. O texto propõe uma reflexão que considere a identidade da área não em termos essencialistas, como se fosse possível a definição de um caráter único e definitivo para a Educação Física. Ao contrário, postula que a identidade se constitui como uma construção simbólica que é forjada numa dimensão relacional.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.