O Trabalho Docente e a Política Educacional Brasileira pós 1990 na Agenda Política das Organizações Internacionais: BANCO MUNDIAL, UNESCO E CEPA
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as novas dimensões que caracterizam o trabalho docente, vinculado à educação básica, considerando as
interconexões com o processo de reorganização capitalista e as novas determinações que incidiram sobre a política educacional brasileira pós 1990. Trata-se de analisar os ajustes neoliberais impostos ao campo educacional e as repercussões sobre esta categoria profissional. No encaminhamento das discussões, destaca-se o papel das organizações internacionais, as quais desempenharam e continuam a desempenhar papel fundamental na formulação das políticas educacionais. Em suas orientações, disseminam aquelas que, inseridas na dinâmica das reformas neoliberais, conferem novas formas de gestão e organização do trabalho docente, requisitando um novo
perfil profissional. Para tal abordagem, busca-se estabelecer a interlocução com as recomendações expressas em documentos produzidos no âmbito das organizações internacionais, como: Banco Mundial, Unesco e Cepal. Tais documentos são fundamentais para compreender a influência dessas organizações na definição de temas que, ao compor a agenda internacional e nacional de políticas educacionais, interferem na organização do trabalho docente.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.