As bases teóricas da Educação do Campo e suas contribuições para a licenciatura em Educação do Campo
Resumo
A Licenciatura em Educação do Campo surge como modalidade de ensino superior no Brasil em 2007, como fruto das conquistas dos movimentos sociais do campo, os quais vinham constituindo a Educação do Campo. O questionamento central para esse texto foi compreender quais as contribuições dos pressupostos da Educação do Campo, - a Pedagogia Socialista; a Educação Popular; a Pedagogia do Movimento Sem Terra e a Pedagogia da Alternância -, para os processos formativos da Licenciatura em Educação do Campo. O objetivo foi o de estabelecer articulações, indicando contribuições para a formação de professores das escolas do campo no sentido de um projeto societário comprometido com a emancipação humana. Como instrumento teórico-metodológico fizemos uso da pesquisa bibliográfica a fim de elaborar uma síntese reflexiva sobre a temática. Concluímos que a relação trabalho e educação, o trabalho com
a atualidade e a auto-organização dos estudantes são elementos centrais da Pedagogia Socialista a ser considerada pelos processos formativos na Licenciatura. No que diz respeito à Educação Popular um importante legado é a busca pela relação entre os conhecimentos da prática e os sistematizados cientificamente, pelo diálogo. Quando à Pedagogia do Movimento, a matriz formativa da luta social aparece com ênfase. Por fim, a Pedagogia da Alternância, elemento metodológico, tem a possibilidade de aproximar teoria e prática. Vislumbra-se a possibilidade de contribuição das Licenciaturas em Educação do Campo mediante a busca da efetivação da formação de
professores para as escolas do campo comprometidos teórica e praticamente com os pressupostos apresentados.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.