A Educação do Campo e o Discurso da Interdisciplinaridade: reverberações nas enunciações discentes
Resumo
A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação
do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.