O Brincar nas infâncias camponesas em assentamentos de reforma agrária
Resumo
Este texto apresenta reflexões resultantes de uma pesquisa, em andamento, sobre a infância camponesa em dois Assentamentos na Paraíba, liderados pelo Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra – MST. Tem como objetivo conhecer e analisar diferentes olhares sobre as dimensões sociais e os aspectos da vida das crianças do campo, a partir do MST, das crianças, dos pais e educadores, com vistas a melhor compreender a infância camponesa e orientar as ações pedagógicas nas escolas do campo. Neste texto o objetivo é apresentar uma reflexão sobre o sentido do brincar e as brincadeiras vivenciadas pelas crianças dos Assentamentos, considerando que na investigação este tema se destacou como algo significativo na vida das crianças. A pesquisa apoia-se nos estudos da Sociologia da Infância e assume uma natureza qualitativa, utilizando diferentes procedimentos e técnicas de coleta de dados, dada a natureza da pesquisa com crianças. Realizamos encontros, oficinas com as crianças, observação, entrevistas com professores e pais e análise de documentos. Os resultados preliminares apontam que não obstante o brincar seja uma prática comum na infância há especificidades na vida e nas brincadeiras de crianças que vivem nos referidos assentamentos evidenciando que estão mais ligadas ao contato com a natureza, brincadeiras ao ar livre, subir em árvores, colher e comer os frutos, assim como as brincadeiras na escola, como espaço de uma maior socialização entre as crianças, possibilitando brincadeiras em que o contato físico entre as crianças está mais presente, o tocar, o abraçar, correr e pular é uma constante e se constitui numa grande diversão.
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