Programas educacionais implementados pelo plano de ações articuladas (PAR) em escolas do campo na Bahia
Resumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto das políticas públicas educacionais que compõem o Plano de Ações Articuladas (PAR) nas escolas do campo em três municípios da Bahia: Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus3 no período de 2010 a 2017. A metodología utilizada foi qualitativa, de natureza exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram enterevistas, questionários e análise documental. Após as leituras e análises realizadas, constatamos que os programas que compõem o PAR para as escolas do campo não estão sendo implementados conforme preconizam os documentos oficiais e os termos assinados pelos municípios pesquisados. Assim, faz-se necessário pensar novas ações políticas que possam direcionar a universalização do ensino público municipal e assegurar a qualidade da educação para os alunos do campo.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.