Políticas de Formação de Professores, Violências e Direitos Humanos: entrevistas com Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani

  • Maria e Fátima Rodrigues Pereira Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Maria Cristina Elias Esper Stival Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

Resumo

Publicam-se, nesta edição, três entrevistas realizadas com três iminentes professores brasileiros – Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury e Dermeval Saviani –, concedidas à Professora Maria Cristina Esper Stival, no âmbito de seus estudos de Pós-doutorado, quando então desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica: perspectivas acerca do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Estado do Paraná: possibilidades e contradições no debate das violências e dos direitos humanos, realizado na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e no grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais, com início no segundo semestre de 2016 e término em março de 2018. O objetivo da publicação das entrevistas é ofertar, aos educadores brasileiros, importantes reflexões que generosa e solidariamente os três professores fazem com respeito a temas candentes e atuais que afligem os professores em suas práticas pedagógicas e pesquisas, a saber: violências, direitos humanos e políticas de formação de professores. 

Publicado
2018-08-31
Como Citar
PEREIRA, M.; STIVAL, M. Políticas de Formação de Professores, Violências e Direitos Humanos: entrevistas com Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 34, p. 249-290, 31 ago. 2018.