Educação e (não) Trabalho: indagações sobre uma relação sempre controversa, a propósito dos jovens que não estudam nem trabalham
Resumo
A relação entre a educação formal e o trabalho produtivo, sendo uma das dimensões mais identificadoras da modernidade, sempre foi alvo de enorme controversa, que se tem renovado e aprofundado, a propósito das formas mais atípicas que vêm assumindo, mais recentemente, as transições dos jovens adultos para o mundo do trabalho. Em consequência da evolução global dos mercados e dos sistemas económicos, a generalidade dos países tem vindo a registar um número crescente de jovens que tendo abandonado a
escola vão encontrando dificuldades que os afastam de possibilidades de (re) encontrar trabalho digno. Neste texto, partindo de uma revisão documental sobre esta situação na União Europeia e em países de diferentes continentes, conjugada com a apresentação de um estudo português, retiramos algumas ilações que nos permitem continuar a desenvolver um questionamento informado sobre a relação entre a educação e o trabalho.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.