A Regulação e a emancipação na escola pública localizada no campo
Resumo
No estudo defendemos a tese de que os processos regulatórios são estrategicamente naturalizados nas escolas, ao passo que os processos emancipatórios, para se efetivarem, exigem estudos e disposição coletiva para interrogar as práticas escolares, as políticas educacionais e, consequentemente, o Projeto Político-Pedagógico. O estudo foi desenvolvido entre 2012, 2013 e 2014, segundo a abordagem qualitativa e a pesquisa participante, contemplando o estudo bibliográfico, documental e trabalho de campo, que se efetivou mediante 77 entrevistas e observações, em 15 escolas públicas, localizadas no campo da Educação Básica (Fundamental do 1º ao 5º ano), no município da Lapa, Paraná. Analisamos o processo de regulação, emancipação, Educação do Campo e o Projeto Político-Pedagógico, buscando responder: Como são produzidas a regulação e a emancipação nas escolas públicas localizadas no campo com foco no PPP? No âmbito do texto, apontamos os elementos geradores da regulação, bem como destacamos os elementos geradores de processos emancipatórios.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.