A Regulação e a emancipação na escola pública localizada no campo

  • Sandra Aparecida Machado Polon Professora doutora em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

No estudo defendemos a tese de que os processos regulatórios são estrategicamente naturalizados nas escolas, ao passo que os processos emancipatórios, para se efetivarem, exigem estudos e disposição coletiva para interrogar as práticas escolares, as políticas educacionais e, consequentemente, o Projeto Político-Pedagógico. O estudo foi desenvolvido entre 2012, 2013 e 2014, segundo a abordagem qualitativa e a pesquisa participante, contemplando o estudo bibliográfico, documental e trabalho de campo, que se efetivou mediante 77 entrevistas e observações, em 15 escolas públicas, localizadas no campo da Educação Básica (Fundamental do 1º ao 5º ano), no município da Lapa, Paraná. Analisamos o processo de regulação, emancipação, Educação do Campo e o Projeto Político-Pedagógico, buscando responder: Como são produzidas a regulação e a emancipação nas escolas públicas localizadas no campo com foco no PPP? No âmbito do texto, apontamos os elementos geradores da regulação, bem como destacamos os elementos geradores de processos emancipatórios.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
POLON, S. A Regulação e a emancipação na escola pública localizada no campo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 19-39, 18 set. 2018.