A Escola pública como resistência: possibilidades e dificuldades

  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica mais ampla, desenvolvida de 2011 a 2014, e vinculada ao Projeto do Observatório da Educação do Campo, do núcleo do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo deste artigo é justificar teoricamente a escola pública como espaço de resistência. Neste trabalho são discutidas as possibilidades e dificuldades para o exercício da práxis como resistência no âmbito da escola pública, a partir do ideário da Educação Popular do Campo. A questão norteadora deste opúsculo é: Existe realmente a possibilidade de se fazer a resistência através da Educação Popular do Campo na escola pública, hoje? Conclui-se centralmente que sim, embora se reconheça o alto grau de dificuldade para sua concretização. A Educação Popular do Campo pode se constituir como um instrumento de resistência ao modelo hegemônico, porque alicerçada em pressupostos e valores antagônicos ao do projeto educacional vigente. 

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestre em Educação, atualmente cursando
Doutorado em Educação, pela mesma Universidade.

Publicado
2018-09-18
Como Citar
TADDEI, P. A Escola pública como resistência: possibilidades e dificuldades. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 40-61, 18 set. 2018.