Escola pública localizada no campo na região metropolitana de Curitiba e expressões de resistência: o currículo oculto escolar
Resumo
O objetivo deste texto é discutir o currículo oculto no contexto de uma escola pública localizada no campo, na Região Metropolitana de Curitiba. Tecemos algumas reflexões sobre as expressões de resistência suscitadas na comunidade que a escola se insere que, ao superar algumas fragilidades da educação rural, aproxima diálogo com princípios da educação do campo, cunhado pelos movimentos sociais do campo. O estudo é oriundo da investigação desenvolvida como bolsista no projeto observatório da educação, aprovado no edital 038/2010 e vinculado ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada fez uso da abordagem qualitativa e teve como técnicas entrevista, observação e análise documental. Constatam-se vestígios de transformação na escola e na comunidade, que revelam no currículo sua principal expressão de resistência. A iniciar pelo aprofundamento do conhecimento cientifico como princípio fundamental para a superação das marcas da educação rural, que suscitou na valorização da identidade camponesa e da cultura local, e principalmente a vinculação da realidade às práticas pedagógicas. Outro aspecto positivo é a leitura crítica dos programas neoliberais oferecidos às escolas do campo, que possibilitaram a contestação dos mesmos. A partir do trabalho coletivo, refutaram a intenção do município de realizar o fechamento da escola e caminham para a superação da condição de invisibilidade por parte da esfera governamental.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.