Diálogo necessário na construção do projeto político-pedagógico nas escolas localizadas no campo
Resumo
Este artigo apresenta o trabalho coletivo na reelaboração dos projetos políticos-pedagógicos das escolas localizadas no campo do Município de Tijucas do Sul-PR. Os debates realizados com a comunidade escolar, por meio de grupos de estudos e seminários, vêm proporcionando momentos de diálogo sobre a concepção da Educação do Campo e a identidade dos sujeitos do campo na construção do Projeto político-pedagógico nas quinze instituições de ensino, contemplando os Centros Municipais de Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Tais discussões nos remetem a problematizar: que escola temos? Que escola queremos? E, a partir dessas reflexões, serão direcionados os objetivos pretendidos pelo coletivo de cada escola. Os debates iniciaram-se em 2012 e as pessoas passaram a ser protagonistas de sua própria construção num processo dialógico e de reflexão coletiva. Constata-se que estes encontros coletivos com a comunidade escolar possibilitam novos olhares e novos direcionamentos nas práticas educativas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.