As Políticas públicas educacionais no contexto das escolas públicas do meio rural e a Educação do Campo
Resumo
O artigo apresenta uma análise das políticas públicas educacionais no contexto das escolas do meio rural, a partir do processo de ampliação e expansão dessas políticas nas duas últimas décadas. Com base na ‘pesquisaação’ realizada pelo Projeto Observatório da Educação do Campo, junto a escolas do meio rural, no Estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2011 a 2014 e tendo como parâmetro teórico as proposições da Educação do Campo, o objetivo foi o de explicitar alguns dos impactos dessas políticas nas escolas e de ampliar o entendimento crítico sobre as mesmas. A coleta dos dados contou com dez entrevistas semiestruturadas e com a análise de apontamentos dos diários de campo, de 2013 e 2014, efetivadas pelos bolsistas do Observatório. Os eixos analíticos constituíram-se a partir dos aspectos citados com regularidade na análise das entrevistas e diários de campo e se efetivaram com o auxílio de revisão bibliográfica. Como principal resultado da pesquisa, observamos a dificuldade que os profissionais da educação e a comunidade escolar apresentam em realizar uma análise crítica das políticas públicas educacionais e do projeto de escola e de campo que as sustentam, pela forma como essas políticas são implantadas, o que se constitui em um obstáculo significativo para o avanço real e efetivo da Educação do Campo nas escolas do meio rural.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.