O Trabalho pedagógico em escola localizada no campo com classes multisseriadas

  • Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa realizada no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014, desenvolvida enquanto bolsista no projeto Observatório da Educação – Edital 038/2010 e trabalho de conclusão de curso, de especialização em Educação do Campo. A reflexão infere sobre o trabalho pedagógico em uma escola localizada no campo com classes multisseriadas e o processo ensino-aprendizado. Para discussão teórica utilizamos quanto a Educação do Campo, Munarim (2008), Caldart (2010 e 2012), Souza (2010 e 2011). O trabalho pedagógico Gehrke (2010) Para classes multisseriadas Hage (2011), Pianovski (2012) e Medrado (2012). Ensino-aprendizagem Freire (1987 e 1996). A presente pesquisa nos mostra que o trabalho pedagógico deve partir do coletivo, buscando a participação da comunidade escolar, que é necessário conhecer a realidade desses sujeitos, construindo um projeto politico pedagógico que tenha visão global da escola. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, que o professor seja observador, crítico, problematizador, não apenas transmitir o conhecimento
e que esse conhecimento seja significativo para os alunos, no qual criem possibilidades para se posicionar perante os desafios da vida e principalmente
para o bem comum. Que nas classes multisseriadas a prática pedagógica seja diferenciada, propondo uma interação entre as diferentes idades, partindo do cotidiano, problematizando-a e fazendo uma relação com o mundo a sua volta.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida Franco Rodrigues, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Educação
do Campo pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora/Pedagoga na Rede Pública do
Município de Fazenda Rio Grande/PR. Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti
do Paraná (UTP).

Publicado
2018-09-18
Como Citar
RODRIGUES, F. O Trabalho pedagógico em escola localizada no campo com classes multisseriadas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 166-190, 18 set. 2018.