O Trabalho pedagógico em escola localizada no campo com classes multisseriadas
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa realizada no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014, desenvolvida enquanto bolsista no projeto Observatório da Educação – Edital 038/2010 e trabalho de conclusão de curso, de especialização em Educação do Campo. A reflexão infere sobre o trabalho pedagógico em uma escola localizada no campo com classes multisseriadas e o processo ensino-aprendizado. Para discussão teórica utilizamos quanto a Educação do Campo, Munarim (2008), Caldart (2010 e 2012), Souza (2010 e 2011). O trabalho pedagógico Gehrke (2010) Para classes multisseriadas Hage (2011), Pianovski (2012) e Medrado (2012). Ensino-aprendizagem Freire (1987 e 1996). A presente pesquisa nos mostra que o trabalho pedagógico deve partir do coletivo, buscando a participação da comunidade escolar, que é necessário conhecer a realidade desses sujeitos, construindo um projeto politico pedagógico que tenha visão global da escola. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, que o professor seja observador, crítico, problematizador, não apenas transmitir o conhecimento
e que esse conhecimento seja significativo para os alunos, no qual criem possibilidades para se posicionar perante os desafios da vida e principalmente
para o bem comum. Que nas classes multisseriadas a prática pedagógica seja diferenciada, propondo uma interação entre as diferentes idades, partindo do cotidiano, problematizando-a e fazendo uma relação com o mundo a sua volta.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.