A Interferência dos jogos na aprendizagem de alunos de escolas multisseriadas
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada em uma escola multisseriada localizada no campo, em um município da Região Metropolitana
de Curitiba, com o objetivo de investigar a possibilidade de mediação dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trata de uma investigaçãoação fundamentada nos estudos desenvolvidos por Mion (2001) a qual se refere à construção de um conhecimento educacional crítico, transformador e emancipatório. Esta metodologia foi desenvolvida em dois momentos, a saber: iniciou com um projeto que envolveu a utilização de jogos, elaborado a partir das questões levantadas pela professora com relação às dificuldades dos alunos; e num segundo momento, realizaram-se oficinas com brinquedos e brincadeiras, no intuito de investigar a cultura lúdica dos alunos, entendida como o conjunto de elementos que a criança apresenta ao brincar. Iniciamos o texto apresentando uma discussão sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança, tendo como fundamentação teórica Benjamin (1984), Vigotski (2007, 2009), Brougère (1998, 2004) e Kishimoto (2005); na sequência tratamos do desenvolvimento da pesquisa, finalizando com uma análise dos resultados obtidos. Para os estudos sobre a Educação do Campo, recorremos a Souza (2008) Molina (2015) e, sobre classes multisseriadas Hage (2010, 2014) e Arroyo (2010, 2012) foram os autores que orientaram nossa investigação. Os resultados da pesquisa apontaram para a viabilidade da utilização do jogo nas classes multisseriadas, no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, ao aprimoramento das técnicas de ensino, a relação entre professora e alunos, e a valorização da cultura e identidade das crianças do campo.
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