Educação popular e formação de professores alfabetizadores da/na Educação do Campo

  • Vanessa Gonçalves Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Andréa Wahlbrink Padilha da Silva Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo integra o Projeto do Observatório da Educação do Campo Modalidade em Rede, apoiado pela CAPES/INEP, e pretende apresentar a análise de parte dos dados da pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, ambas situadas na zona rural do município de Pelotas/RS. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores alfabetizadores da educação do campo. Considera-se, ao final, que a contribuição desta pesquisa está no processo de re-colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, com isso, ampliando as suas condições de análise do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. E, ainda, nesse movimento, compreendeu-se a importância da aproximação da comunidade para discutir suas situações-limite no espaço escolar. 

Biografia do Autor

Vanessa Gonçalves Dias, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Pelotas.

Andréa Wahlbrink Padilha da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Pelotas.

Publicado
2018-09-25
Como Citar
DIAS, V.; PADILHA DA SILVA, A. Educação popular e formação de professores alfabetizadores da/na Educação do Campo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 258-279, 25 set. 2018.