Educação popular e formação de professores alfabetizadores da/na Educação do Campo
Resumo
O presente artigo integra o Projeto do Observatório da Educação do Campo Modalidade em Rede, apoiado pela CAPES/INEP, e pretende apresentar a análise de parte dos dados da pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, ambas situadas na zona rural do município de Pelotas/RS. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores alfabetizadores da educação do campo. Considera-se, ao final, que a contribuição desta pesquisa está no processo de re-colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, com isso, ampliando as suas condições de análise do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. E, ainda, nesse movimento, compreendeu-se a importância da aproximação da comunidade para discutir suas situações-limite no espaço escolar.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.