A Contribuição do livro didático no processo de letramento dos alunos da escola do campo nos anos iniciais
Resumo
O objetivo desse artigo é abordar as Contribuições do Livro Didático no Processo de Letramento dos alunos nos anos iniciais da Escola Rural Municipal Rui Barbosa, localizada no Município de Araucária, Paraná. A Escola Rui Barbosa segue as Diretrizes Municipais de Educação, e o Planejamento referencial de toda rede de ensino. Autores como: Arroyo,(2010);Caldart,(2004)e Frigotto,(2010) et.al contribuíram para compreensão da concepção de Educação do campo. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi observação e entrevista com os professores da Escola sobre o trabalho com o Livro Didático para as Escolas do Campo. Um dos apontamentos feitos pelos professores foi à dificuldade em trabalhar com os livros que não condizem com a realidade do aluno do campo. Os livros das Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática apresentam textos e situações problemas fora da realidade social do aluno do campo, mas
que tem importância relativa no processo da organização do ensino, de forma que o professor tenha como ponto de partida a experiência cultural do aluno relacionado com o conteúdo do livro, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais próximo da realidade do aluno. A necessidade de adaptações do material didático não deve ser minimizada para escola do campo, mas sim maximizadas com conteúdos elaborados, enriquecidos realizando a integração e valorização do processo Ensino Aprendizagem.
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