Práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento
Resumo
Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo multifacetado e complexo, no qual
se considera relevante estabelecer a articulação entre as dimensões técnica e sociocultural do aprendizado da escrita. A concepção de alfabetização que
orienta este artigo leva em consideração tanto a aquisição do código alfabético quanto as práticas sociais de leitura e escrita em seus inúmeros contextos. Após discussões e leituras sobre a prática pedagógica na escola e, principalmente, no cotidiano da sala de aula, orientou-se o objetivo da pesquisa para a prática da professora de Língua Portuguesa e apoio das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, tendo como objeto de estudo a prática
pedagógica. Dessa maneira, o objetivo central da pesquisa foi analisar as práticas de alfabetização e letramento na disciplina Língua Portuguesa e apoiar práticas desenvolvidas no 5º ano do ensino fundamental da Escola Rural Municipal Rosa Picheth, localizada no município de Araucária, Paraná, Brasil. As considerações teóricas sobre alfabetização e letramento, no contexto da pesquisa, apoiam-se em Kleiman (1995), Soares (2003, 2006, 2007), entre outros, em cuja concepção a alfabetização e o letramento são processos diferentes, porém indissociáveis na aquisição da leitura e escrita. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso das técnicas de questionário, observações das aulas de Língua Portuguesa e análise documental. Ao final, conclui-se que um ensino contextualizado e significativo tem maiores chances de obter sucesso na aprendizagem dos educandos, como ficou comprovado neste estudo com o desenvolvimento de projetos e práticas que proporcionaram um ensino de leitura e escrita como prática social, além de acesso constante a material escrito variado. Percebeu-se, assim, que houve efetiva aprendizagem dos educandos do 5º ano B.
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