Família e escola localizadas no campo: articulando identidade, conhecimento e aprendizagem
Resumo
O presente artigo aborda a importância da integração família-escola a partir deações envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, pela construção de um compromisso coletivo na busca de melhoria doprocesso de aprendizagem. Também procura caracterizar a realidade dos alunos daEscola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel e suas práticas socioculturais valorizando a identidade dos sujeitos do campo. Apresenta resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida pelo Observatório de Educação, tendo comoobjetivo, analisar as relações sociais nos ambientes familiares dos alunos. As técnicas utilizadas são asentrevistas, visitas nas casas dos alunos e encontros com os pais na escola. Contribuem para este estudo autores como: Arroyo (2010); Caldart (2002; 2012); Freire (2003); Veiga (1988); documentos legais entre outros. A pesquisa trouxe questionamentos acerca da relação família e escola na aprendizagem, constatando-se que esta aproximação interfere positivamente no desempenho escolar dos alunos.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.