Família e escola localizadas no campo: articulando identidade, conhecimento e aprendizagem

  • Vera Rosane Chicovis de Oliveira

Resumo

O presente artigo aborda a importância da integração família-escola a partir deações envolvendo toda a comunidade escolar: direção, professores, alunos e pais, pela construção de um compromisso coletivo na busca de melhoria doprocesso de aprendizagem. Também procura caracterizar a realidade dos alunos daEscola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel e suas práticas socioculturais valorizando a identidade dos sujeitos do campo. Apresenta resultados de uma pesquisa que foi desenvolvida pelo Observatório de Educação, tendo comoobjetivo, analisar as relações sociais nos ambientes familiares dos alunos. As técnicas utilizadas são asentrevistas, visitas nas casas dos alunos e encontros com os pais na escola. Contribuem para este estudo autores como: Arroyo (2010); Caldart (2002; 2012); Freire (2003); Veiga (1988); documentos legais entre outros. A pesquisa trouxe questionamentos acerca da relação família e escola na aprendizagem, constatando-se que esta aproximação interfere positivamente no desempenho escolar dos alunos.

Biografia do Autor

Vera Rosane Chicovis de Oliveira

Graduada em Formação Superior de Professores das Séries Iniciais- Educação Infantil e Ensino Fundamental; Pós- Graduada em Gestão Escolar. Membro integrantedo qual fez parte do Projeto “ A Realidade das Escolas do Campo na Região Sul do Brasil: Diagnóstico e Intervenção Pedagógica com ênfase na Alfabetização, Letramento e Formação de Professores. Diretora da Escola Rural Municipal Deputado Leopoldo Jacomel.

Publicado
2018-09-25
Como Citar
OLIVEIRA, V. Família e escola localizadas no campo: articulando identidade, conhecimento e aprendizagem. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 357-379, 25 set. 2018.