Educação ambiental: atuação do gestor escolar nas escolas do campo de Contenda

  • Regiane Aparecida Kusman Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Maria Arlete Rosa Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre educação ambiental e prática pedagógica a partir da atuação dos gestores das escolas do campo em
Contenda/PR. A pesquisa foi realizada no ano de 2013, tendo como sujeitos os gestores de quatro escolas do campo. Buscou-se refletir sobre como se constitui a atuação do gestor escolar no enfoque da educação ambiental nas escolas localizadas no campo, no município de Contenda. Considera-se que a
educação ambiental é elemento de integração da modalidade educativa formal e não formal no território da bacia hidrográfica, sendo que a escola pode
desempenhar papel de liderança social privilegiado neste território. Na gestão escolar há possibilidades de priorizar as ações de proteção da água como
tema gerador para sensibilizar a reflexão sobre a realidade socioambiental rural deste município. Tema que pode ser tratado como conteúdo pedagógico
nas diferentes disciplinas e contribuir para a construção de compreensão por parte dos alunos sobre a realidade socioambiental em que estão inseridos,
sendo elemento integrador das práticas sociais, não apenas no ambiente do espaço escolar, mais articulando-se ao contexto do espaço geográfico da
bacia hidrográfica em que a escola esta localizada. Como resultado deste estudo, constatou-se que os temas relacionados à educação ambiental são
pouco explorados como conteúdo pedagógico no espaço da gestão escolar. Também, são pouco trabalhados pelos professores nas atividade pedagógicas
de sala de aula e no conjunto das praticas educativas desenvolvidas com os alunos. As gestoras reconheceram a necessidade de incentivo para que os temas ambientais e a educação ambiental sejam inseridos nas práticas pedagógicas dos professores e na gestão escolar. fortaleçam as práticas educativas desenvolvidas na comunidade escolar. A articulação entre educação ambiental e educação do campo ainda está por ser construída na prática e na gestão pedagógica nas escolas públicas do campo como um dos desafios na construção de uma cidadania socioambiental.

Biografia do Autor

Regiane Aparecida Kusman, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP. Professora da rede Estadual do Paraná. Bolsista da Capes pelo Observatório da Tuiuti do Paraná.

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Professora adjunta do Programa de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná; Pós Doutorado do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná e Titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Publicado
2018-09-25
Como Citar
KUSMAN, R.; ROSA, M. Educação ambiental: atuação do gestor escolar nas escolas do campo de Contenda. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. Especial, p. 380-398, 25 set. 2018.