“Viver é lutar”: análise do material didático do ME B e do MST para a alfabetização de jovens e adultos
Resumo
O trabalho pretende realizar um estudo histórico-comparativo sobre a cartilha de pós-alfabetização denominada “Viver é lutar”, do MEB, e o Caderno de Educação nº 04 do MST, cujo título é “Alfabetização de Jovens e Adultos: didática da linguagem”. Tendo em vista o contexto histórico de produção dos materiais estudados destacamos a cultura e a formação política como forma de tornar o ensino significativo para os alfabetizandos, possibilitando, ainda, a formação de militantes. Consideramos que ambas as propostas de alfabetização se caracterizam por incentivar a participação popular, pela qual a Educação do Campo tem se desenvolvido.
Publicado
2018-11-06
Como Citar
COSTA ANDRADE, E.; HENRIQUE TISQUE DOS SANTOS, F. “Viver é lutar”: análise do material didático do ME B e do MST para a alfabetização de jovens e adultos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 4, n. 8, p. 19, 6 nov. 2018.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.