Professores da escola do campo e diretrizes curriculares: problematizando os espaços de produção do currículo
Resumo
Apresenta resultados parciais de investigação realizada para compreender como os professores das Escolas do Campo do Estado do Paraná se relacionam com as Diretrizes Curriculares produzidas entre 2005 e 2006. O trabalho empírico foi realizado por meio de questionários enviados através dos Núcleos Regionais de Educação a todos os professores, com a finalidade de levantar informações sobre sua atuação no processo de discussão e elaboração das diretrizes para a Escola do Campo. Insere-se em pesquisa mais ampla, que pretende identificar também como os sujeitos que atuam nessas escolas a caracterizam e compreendem. Sustenta-se nas concepções de escola e currículo como construções sociais (EZPELETA e ROCKWELL, 1989; GOODSON,1995) e na perspectiva que entende os professores como sujeitos que produzem o currículo (SCHMIDT e GARCIA, 2001; GARCIA, 2008).
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.