Pesquisa na Pós-Graduação: um depoimento
Resumo
Minha querida amiga Naura Syria Carapeto Ferreira solicita artigo acerca da temática “Pesquisa na Pós-Graduação”. O convite muito me honra e, na impossibilidade de realizar trabalho acadêmico nos moldes clássicos, opto por escrever um depoimento que procure condensar algumas idéias centrais que possuo a respeito.
Sou professor universitário há mais de 31 anos, tendo trabalhado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV); na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Araraquara; na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, a partir de 1986, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Entretanto, em nível de pós-graduação, minhas atividades datam de 1993, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação, USP e, no ano seguinte, no Programa de Pós-Graduação em Integração em América Latina (PROLAM), criado em fins da década de 1980 na USP. O PROLAM é um programa interunidades, vinculado à Pro-Reitoria de Pós-Graduação, envolvendo hoje cerca de duas dezenas de departamentos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Comunicações e Artes, da Faculdade de Educação, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Faculdade de Economia e Administração e da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.